domingo, 12 de fevereiro de 2017

Entrevista com atores do filme: Fui ! Com vocês Iraê Abate



Alessandro Buzo: Quem é Iraê Abate por ele mesmo ?
Iraê Abate:
administrador de empresas especialista em negócios sustentáveis, admirador da cultura brasileira e fundamentalmente um sambista. Se quero cantar, canto samba, se quero ajudar as pessoas ajudo dentro do samba, se quero ter uma empresa, abro um bar de samba. Cresci dentro de uma escola de samba, minha família toda é de lá.

Buzo: Onde você nasceu, quando e porque venho morar no Litoral Norte ?
Iraê Abate:
Sou natural de São Paulo capital, HC, centrão, há trinta e cinco anos. Minha mãe mora aqui há 30 anos, e eu vim há doze por causa da questão ambiental, que é minha formação acadêmica, e aqui é muito forte.



Buzo: Você é dono do Bar Cartola, uma das locações do filme, porque resolveu que apoiaria ?
Iraê Abate:
como disse, sou fã da cultura brasileira. O filme é a cara da nossa rapazeada, da galera do Bloco, do samba de roda, dos times de futebol daqui. Acho que tem tudo a ver. Fora que o Buzo é um cara muito responsa, que merece todo o apoio.



Buzo: No Cartola tem Samba dos Amigos que você promove toda sexta-feira, nos fale do projeto ?
Iraê Abate:
Manutenção de cultura brasileira, cultura da resistencia. Fazemos um samba bem de raiz, cultuando Cartola, João Nogueira, Nelson Cavaquinho, Fundo de Quintal, Originais do Samba, Zeca Pagodinho, etc. Quem toca hoje em dia aprendeu com a gente, menos o Feijão que é das antigas do samba. E o bar é pra isso, pra que essas culturas tenham espaço para se manifestarem.



Buzo: Qual outros eventos que rolam no Cartola ?
Iraê Abate:
Samba um dia, rock e Blues outro, e uma vez por mes o Sarau Suburbano, que é mó barato. Aparece gente de tudo que é lado pra recitar poesia, cantar um rap, músicas nacionais. Da hora.


Buzo: Já atuou antes ?
Iraê Abate:
não profissionalmente kkkkkk


Buzo: Como descobriu que faríamos um filme aqui e como recebeu o convite pra participar ?
Iraê Abate:
o Buzo me falou e achei no começo uma ideia meio doida, pois todos os atores seriam locais, isso é um baita desafio, penso eu. Não escolhe o elenco em um nicho de atores, escolhe em uma comunidade. Mas agora com a ideia mais madura.... Ainda acho doida kkkk. Mas uma maluquice boa, tipo subvertendo a regra dos filmes mais comerciais. Muito legal. O convite foi feito pelo Buzo e aceitei sem nem saber o que faria, já tinha aceitado antes de ele me convidar, rs.


Buzo: Qual a sua expectativa quanto ao projeto ?
Iraê Abate:
Olha, fico pensando como faremos um filme sem dinheiro. E muito difícil, imagino, mas estou muito empolgado pra saber como superaremos isso, qual é o tipo de ideia criativa que teremos para conseguirmos. A história é legal, bem atual, bem nosso contexto, então, estou empolgado!


Buzo: Você comanda o Bloco Samdosa e o desfile vai estar no filme, como vê isso, ficção e realidade juntas ?
Iraê Abate:
cara, não sei bem. acho que vai ser tranquilo, pois são duas manifestações culturais muito ricas que estarão juntas. No carnaval todos somos meio atores, nos fantasiamos, brincamos de ser outro personagem.


Buzo: O que pode dizer sobre os protagonistas Brenalta Mc e Camila Lobato ?
Iraê Abate:
Dois opostos. Ela, uma mulher que conhece o mundo, já andou por aí, crescida em São Paulo no meio de todo tipo de gente, de A a Z. Isso conferiu a ela uma expertiese que é interessante na hora de compor um personagem. Já é mãe, tem um lado que vai ser legal de ver contracenando com o Breno. Ele é muito legal. Tem tanto potencial acumulado que o que sai dali de dentro é geralmente coisa boa. A juventude é muito bonita, né? Ele carrega consigo o poder de atuar uma comunidade, e até mais, com sua música influenciar em outras fronteiras. Essa escolha tenho certeza de que não foi por acaso.


Buzo: Mês de vem, março de 2017, começa as filmagens, ansioso ?
Iraê Abate:
Cara, eu ainda não parei pra pensar muito pelo lado da responsabilidade, estou encarando esse processo como uma coisa muito legal, uma manifestação da cultura local, e isso não causa ansiedade. Orgulho está mais perto do que estou sentindo agora. Orgulho por ser amigo de quem está no back, pensando na produção e desenvolvimento do projeto, orgulho de fazer parte de algo tão legal, tão rico; orgulho de o bar estar no processo, do Bloco. Orgulho de ser parte disso tudo.


Buzo: Considerações finais ?
Iraê Abate:
vamo que vamo que vamo que vamo! Rá!





BAR CARTOLA em Boiçucanga é locação no filme: Fui !

BLOG do FILME

www.filmefui.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário