segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Entrevistas filme: Fui ! de Alessandro Buzo, com vocês Cacau Ras, editor e montador do filme



Alessandro Buzo: Quem é o Cacau Ras por ele mesmo ?
Cacau Ras:
Sou um morador do bairro do Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, trabalho com cinema e audiovisual a algum tempo dando aula em alguns espaços de São Paulo, alguns na periferia e outros na região central, produzindo cerca de 16 curtas durante o ano de 2016, atualmente sou aluno de especialização na USP (Universidade de São Paulo).


Buzo: Já trabalhamos juntos no Espaço Suburbano Convicto por um ano, quando ele ocupava uma sala dentro da casa de cultura do Itaim Paulista, o que destaca desse período ?
Cacau Ras:
No período do Espaço Suburbano, posso destacar o interesse dos jovens que não tinham o habito da leitura se encontrarem na " literatura marginal," o índice de empréstimos de livros nunca foi tão grande, como enquanto estávamos nesse espaço .


Buzo: Comente quando o Cacá Diegues e outros diretores do filme 5X Favela foram no espaço ?
Cacau Ras:
A visita de Cacá Diegues e dos demais diretores, foi sem duvida um encontro especial para nos moradores do bairro, pois podemos estar ao lado e conversar com um diretor que crescemos assistindo suas obras e realizações, ouvir dele o trabalho que realizam com o projeto "NÓS DO MORRO" , foi essencial para mostrar as possibilidades que temos em nossas periferias.


Buzo: Você é o editor do filme: Fui ! Como encarar um projeto assim, sem dinheiro envolvido ?
Cacau Ras:
Serei o Editor-montador do filme Fui, e encarar um projeto de um longa e toda sua pôs produção sem grana é um desafio e tanto, pois temos de conciliar o trabalho, com os demais que temos por fazer de alguns clientes da produtora, arrumar brechas entre as muitas horas de estudo que tenho na USP (Universidade de São Paulo), entender que o trabalho mesmo sendo 0800 deve ser feio com afinco e compromisso, acredito que nem tudo é dinheiro e reconhecimento, mas sim vontade de deixar impressa sua marca em sua própria historia, e trabalhar com o Toni, Xantillee e o Lancelotti é uma verdadeira oportunidade de aprender mais,ainda mais.


Buzo: Fale da sua produtora, quais trabalhos está envolvido no momento ?
Cacau Ras:
No momento a produtora 4EVA Films é um espaço de co-work lançamos no final de 2016 um curta metragem documentário chamado "Antonio Marcos" do Lado leste, que fala deste ícone da arte brasileira e que era morador do bairro de São Miguel Paulista, produzimos também o curta “Amor” em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, um filme de suspense.
Pro ano de 2017 temos já em fase de produção o Doc "XIII circunferências musicais "de Tabajara Rosa, Doc “Profissões", o Longa metragem "O Desviado" e o longa" Fui !




Buzo: Você foi ator no filme Profissão Mc e seu estúdio foi locação, nos fale desse projeto, do Profissão MC ?
Cacau Ras:
O Profissão Mc, foi uma tentativa entre erros e acertos, mais acertos que erros, na época meu estúdio estava praticamente desmontado, nessa época trabalhava com musica, mas estava quase parando, foi o ano da minha graduação em Radio e TV, um momento meio turbulento devido ao excesso de coisas, mas as cenas do filme dentro desse espaço foram bem bacanas e pudemos interagir um pouco mais com a equipe reduzida, porem capaz de realizar tal feito e nos fazer ganhar um prêmio num dos maiores festivais de cinema do mundo e o maior do Brasil sem duvida.

Buzo: Imaginava que o Criolo Doido que interpretou com você na cena do estúdio, viesse a virar o Criolo, um cara famoso nacionalmente e até fora ?
Cacau Ras:
Não, eu não imaginava essa ascensão de um artista que estava prestes a parar de cantar e que confessou isso para mim no dia de nossa gravação aqui no estúdio, questionando o porque apos tantos trabalhos gravados independentemente, ainda não havia conquistado seu espaço no mainstream e por isso estava fazendo um registro em vídeo da “Rinha dos Mcs “, para guardar de recordação .
Não só as cenas da Rinha entrou no filme como ele estourou no cenário com o lançamento do "Nó na orelha”.
Sempre quando vem a tona minha participação nesse filme eu brinco com as pessoas e sempre e digo: Eu fui o produtor do Criolo, tirei ele do “crime” e o resgatei pela musica, fazendo alusão as minhas cenas com ele.
Mas não imagina que ele teria essa reviravolta em sua carreira, o difícil agora é tentar falar com ele, com toda sua assessoria.


Buzo: Expectativa pro filme: Fui ! ?
Cacau Ras:
O Filme Fui é o primeiro filme de ação em que participo, o Buzo tem o poder de sintetizar bem a historia o plot da obra cinematográfica, os pontos de virada, nos coloca dentro do filme, podemos dizer que haverá uma sequencia de quebra da quarta parede nessa obra que tem uma equipe campeã em sua produção, Buzo, Toni, Xantillee. O filme tem tudo pra ser sucesso e poder rodar no litoral norte, num lugar lindo, trazendo os moradores como elenco e protagonistas é uma aposta e tanto.


Buzo: Muita gente, você está conhecendo pelo entrevista com os atores, tem curtido ?
Cacau Ras:
Sim tenho conhecido todos pelas entrevistas, mas o que mais tenho curtido nisso tudo é que eles já fazem um corre pela arte e cultura em sua cidade, sinto uma energia muito boa para realização desse projeto em 2017.


Buzo: Condiderações finais ?
Cacau Ras:
O cinema é uma obra coletiva, o único que abriga diversas artes num mesmo objetivo e estar em mais uma obra com essa galera, não apenas profissionais do cinema, mas também entre amigos e irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário